top of page

ISENÇÃO DE IMPOSTO DE RENDA POR DOENÇA GRAVE

Aposentado ou Pensionista, saiba quais doenças dão direito à isenção e o que fazer para reembolsar os valores pagos nos últimos 5 anos.

Juízes_ mãos apontando para o documento

As pessoas portadoras de doenças graves têm direito à isenção do Imposto sobre a Renda da Pessoa Física (IRPF) incidente sobre os rendimentos relativos a aposentadoria, pensão ou reserva/reforma (militares), inclusive o 13º. O benefício possui mais de 35 anos de vigência no Brasil, porém, muitas pessoas desconhecem seu direito à isenção.

Ícone _1.png

De acordo com a Lei nº 7.713/88, as seguintes doenças dão direito à isenção:

  1. AIDS (Síndrome da Imunodeficiência Adquirida)

  2. Alienação Mental

  3. Cardiopatia Grave

  4. Cegueira (inclusive monocular)

  5. Contaminação por Radiação

  6. Doença de Paget em estados avançados (Osteíte Deformante)

  7. Doença de Parkinson

  8. Esclerose Múltipla

  9. Espondiloartrose Anquilosante

  10. Fibrose Cística (Mucoviscidose)

  11. Hanseníase

  12. Nefropatia Grave

  13. Hepatopatia Grave

  14. Neoplasia Maligna

  15. Paralisia Irreversível e Incapacitante

  16. Tuberculose Ativa

Além da isenção, é possível restituir o valor que foi indevidamente pago nos últimos cinco anos. Para isso, é imprescindível o auxilio de um advogado especialista na área, para que assim o contribuinte tenha acesso a isenção que lhe é devida.

COMO OBTER A ISENÇÃO?

1

O primeiro passo para obter a isenção do Imposto de Renda é buscar o auxílio de um advogado especializado na área para tirar as dúvidas relativas ao seu caso em específico.

2

Em seguida, é necessário procurar um serviço médico para que seja emitido laudo pericial que comprove que o contribuinte é portador da doença grave. O médico responsável pela elaboração do laudo deverá indicar a data em que a enfermidade foi contraída e, caso não seja possível indicar, valerá a data da emissão do laudo. Outros documentos, como receituários de remédios de uso contínuo, também auxiliam na comprovação do estado de saúde.

3

Com os documentos e o auxílio de um advogado especializado, basta solicitar administrativamente ou ingressar na Justiça Federal para pleitear uma decisão judicial favorável. No processo judicial – a alternativa mais célere - os profissionais qualificados ingressam com a ação e um pedido de urgência para interromper os descontos e, ao final, solicitam a restituição dos valores pagos indevidamente.

COMO CALCULAR O VALOR QUE POSSO RESTITUIR?

É possível restituir o valor dos últimos cinco anos pagos de maneira indevida.

Exemplo: se João, aposentado e portador de Doença de Parkison há 6 anos, paga mensalmente R$827,68 de Imposto de Renda, João poderá solicitar a restituição dos últimos 5 anos, ou 60 meses, totalizando R$49.660,80.

Cálculo estatístico
WhatsApp Image 2023-08-25 at 09.55.15.jpeg

 

Nosso escritório possui uma equipe completa e parceiros multidisciplinares dispostos a tirar sua dúvida em qualquer lugar do Brasil, com atendimento on-line de excelência e preservando a segurança dos seus dados e a proteção dos seus direitos.

FICOU COM ALGUMA DÚVIDA?

 

whatsapp-black-logo-icon--24.png
bottom of page