top of page

Aquisição de imóveis em leilões judiciais

  • contato12505
  • 22 de mar. de 2022
  • 2 min de leitura

A busca pela aquisição de imóveis em leilões judiciais tem crescido por parte dos investidores imobiliários diante da possibilidade de ótimos retornos financeiros. A modalidade foi, inclusive, objeto de estudo consagrado com o Prêmio Nobel em Economia no ano de 2020, momento em que os norte-americanos Paul R. Milgrom e Robert B. Wilson, professores na Universidade Stanford, apresentaram seus trabalhos sobre a melhoria da teoria e invenções de novos formatos de leilões.

Atualmente, a aquisição de imóveis em leilões já é uma realidade em grande escala de maneira global. A título de exemplo, a expectativa apenas para o mercado on-line de leilões é de um crescimento de mais de US$ 1 bilhão entre 2018 e 2022, com taxa média anual superior a 7%, segundo estimativa da consultoria Technavio. Todavia, ainda há muita insegurança por parte dos iniciantes nesse mercado, que desconhecem o procedimento e o julgam perigoso, incerto ou questionável.

O que atrai os olhares de investidores no setor é o valor dos imóveis em hastas públicas, que é consideravelmente inferior ao seu valor de mercado tendo em vista a possibilidade de arrematação do imóvel por montante muito inferior ao da sua avaliação. As oportunidades são inúmeras: revenda, locação, uso próprio, entre outros. O retorno financeiro, se a transação for realizada com estudos prévios, pode ser muito maior do que investimentos tradicionais.

Adquirir um imóvel em leilão é uma atividade que pode ser realizada por qualquer pessoa e será bem sucedido se analisadas todas as questões jurídicas envolvidas, como especificidades do edital, da matrícula e do processo em que o bem foi penhorado. Caso contrário, o arrematante está sujeito a riscos, como o de arcar com eventual dívida desconhecida do bem no processo de arrematação, estar diante de cláusula de usufruto vitalício ou, ainda, necessitar ingressar com Ação de Imissão de Posse em face dos moradores, dentre outros.

Nesse cenário, o papel do advogado é trazer segurança e averiguar a possibilidade de lucro nas aquisições, verificando, a um só tempo, eventuais vícios de nulidade do leilão e os aspectos de rentabilidade envolvidos.

Os profissionais do escritório Ivankio Advogados são especializados no acompanhamento de aquisição de bens por meio de leilões e realizam a pesquisa e identificação de oportunidades de acordo com o perfil do cliente investidor. A formação jurídica e experiência prática de longa data do escritório garante a melhor assessoria jurídica para o desenvolvimento do seu investimento. Para mais informações, entre em contato com nossos canais de atendimento.






Fontes: https://www.technavio.com/report/online-auction-market-industry-analysis#:~:text=The%20online%20auction%20market%20size,%2C%20APAC%2C%20and%20EMEA).

 
 
 

Comments


Selo.png
whatsapp-black-logo-icon--24.png
bottom of page